No âmbito do plano de atividades do GI – Encontros culturais e interseções socais, do CH-UL, a associada participará em reuniões/seminários temáticos de diferentes formatos, nomeadamente o de  Reading groups assim como nos seguintes

 

Congresso Internacional Congresso Internacional “Marfins Africanos no Mundo Atlântico 1400-1900”, promovido pelo CH-UL na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 25-27 de Fevereiro 2019, com a comunicação “O tráfico de marfim entre África e o vice-reino do Peru”.

 III Encontro da História de Loulé que se realizará a 30 e 31 de agosto de 2019, com uma comunicação sobre Francisco Barreto, natural de Quarteira, que, em 1619, era general do porto de El Callao (Lima, Peru) e primo do vice-rei Esquilache.

 

3.5. Regista-se, ainda, o da Câmara Municipal de Tavira para integrar a comissão organizadora da comemoração dos 500 anos da cidade, em 2020, o que implicará a participação em seminários preparatórios do programa de comemorações.

Quando a História do Algarve se cruza com a História da Ibero-América e há quem saiba contá-la.
Maria da Graça Ventura apresenta, a 31 de agosto, em Loulé, a comunicação "Francisco Barreto, natural de Quarteira, General da Armada do Sul, em Callao, Lima, Perú". Com Luisa Gama, Daniel Giebels e Carla Vieira.

Travessias

Em coerência com a ideia de uma cidade entre dois mares, no âmbito da cooperação com o Centro de História da Universidade de Lisboa, continuaremos a atravessar o Atlântico no rasto da “vaga gente” lusitana que demandou as Américas.