Notícia sobre Juan Rulfo


Correspondendo ao desafio rulfiano do ICIA para escrevermos sobre o escritor (e fotógrafo) mexicano Juan Rulfo, Ana Isabel Soares traduziu para português a nota de abertura que a sua esposa, Clara Rulfo, escreveu para o livro Notícias sobre Juan Rulfo.

«O Juan que conheci era um ser de uma imensa ternura, cujo olhar dizia tudo. O seu sorriso nos lábios, que mal se entreabriam… Estas memórias ficaram comigo. Tinha grande vontade de viajar, de conhecer o seu país e de ouvir histórias. Na época em que era vendedor ambulante teve oportunidade de percorrer grande parte do México e tornou-se um especialista a conduzir o seu automóvel. Desfrutava conversando, e eram intermináveis as conversas que mantinha com os compradores ou com as pessoas das aldeolas. Falava-me com alegria das suas grandes vendas e andava sempre acompanhado da sua Rolleiflex. Das viagens ao estrangeiro, que foram numerosas, regressava sempre carregado de presentes. Alguma coisa havia nele que jamais consegui entender, mesmo agora, 17 anos passados da sua ausência: nunca falamos dos seus pais, sobretudo da sua mãe. Talvez no seu amor triste sofresse em silêncio. Muitas vezes lhe cheguei a perguntar: o que tens, Juan? Diz-me…

Mas nunca tive resposta; só o olhar dele, perdido no espaço. Suportava, a custo, uma imensa tristeza. Dizia-se que talvez a tivesse herdado de sua mãe, María. Há tantas incógnitas na vida de Juan, que indagar por ela é entrar num mundo de suposições e de zonas inseguras, que reforçam aquilo que ele mesmo escreveu: "Ninguém percorreu o coração de um homem." Enfrentar a tarefa de escrever sobre a vida de Juan Rulfo exige o empenho de uma pessoa de atitude escrupulosa e sincera, que deixe de lado os anedotários ou os mitos sem fundamento. Porque Juan não viveu pensando que a sua pessoa passasse à posteridade. O que desejava era que isso sucedesse com a sua obra.»

Clara Aparicio de Rulfo (nota de apresentação de Alberto Vital, Noticias sobre Juan Rulfo: 1784-2003, Editorial RM, México, 2004)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square