carlos de oliveira.jpg
casa da duna2.jpg
uma-abelha-na-chuva-livro.jpg

PASSEIOS LITERÁRIOS

Embora dependentes das eventuais restrições da pandemia, propomos a realização de um passeio no outono de 2021:

A propósito do centenário do nascimento do escritor Carlos de Oliveira em 2021, solicitaremos a colaboração de entidades locais para a organização de uma viagem literária percorrendo os lugares onde o escritor neorrealista viveu, enquanto estudante (Coimbra), e na região de Cantanhede, pela vila de Febres onde passou a sua infância, e na zona da Gândara, cenário privilegiado da sua obra, nomeadamente em Casa na Duna (1943) que remete para o universo arenoso e dunar da região. Também o romance Uma Abelha na Chuva é todo ele sedeado num território idêntico à Gândara.

O passeio será acompanhado pela leitura de textos do autor e serão abordados aspetos da vida do autor e da vida gandaresa. Como sempre, o passeio será ainda pretexto para saborear a gastronomia típica da região.

Após a realização da visita a associada Elsa Martins fará uma exposição fotográfica ilustrativa da obra de Carlos de Oliveira em Portimão e em Cantanhede.

Organização: João Ventura, Carlos Osório, Ricardo Palet e Filipe Pimenta.

Para saber mais sobre a vida e a obra do autor, ver vídeo aqui

 

 

 

Passeios Culturais

 

"Parar numa cidade a ver, e demorar o suficiente para ver melhor, para ver bem, é a regra" dos passeios culturais que, à maneira do passeante Manuel Teixeira Gomes, nos propomos empreender.