Impulsionamos a cultura e a inovação através de experiências de valor para a cidadania cultural, em domínios tão diversificados como a história, a literatura, a música, a gastronomia ou o turismo cultural e literário, promovendo para o efeito colóquios, conferências, comunidades de leitores, leituras literárias encenadas, tertúlias e jantares literários, viagens culturais, cursos, edições, apresentando aos associados e à comunidade propostas de valor com rentabilidade social e cultural.

Promovemos de forma inovadora o estudo e divulgação da história e da cultura ibero-americana cuja matriz é, também, lusófona, assim como a interculturalidade mediterrânica inspirada nos itinerários mediterrânicos do escritor e  viajante portimonense Manuel Teixeira Gomes.

 

Desenvolvemos parcerias com universidades e outras entidades públicas, empresas e ONGs nacionais, ibero-americanas, mediterrânicas, com vista à cooperação em projetos culturais e científicos comuns que promovam a história e o conhecimento mútuos. 

Desenvolvemos uma actividade de mediação capaz de estimular o cosmopolitismo, entendido como abertura a outros mundo promovendo a circulação de ideias e a recriação de imaginários.

Missão do ICIA

Cidadania

Valor

Mediação