No âmbito da História Local, encontra-se o projecto "O Algarve na Ilustração Portuguesa (1903-1923)" que está a ser desenvolvido pelo associado Carlos  Alberto Osório, sob a direcção científica da associada Maria da Graça Mateus Ventura.

A Ilustração Portuguesa, entendida como um complemento d’ O Século, propunha-se utilizar a imagem para dar a conhecer «o mais belo e o mais útil». Seria o «álbum das grandes festas e dos casos triviais», na ideia de que essa informação seria de proveito «tanto aos homens de hoje como às gerações vindouras». 

Com base nesta caracterização, admitimos que a Ilustração Portuguesa contem um interessante conjunto de informações sobre vários aspectos da História Local contemporânea referente à região do Algarve. constituindo um relevante corpus de pesquisa para conhecer e compreender a importância da nossa região periférica no contexto jornalístico da época, assim como organizar e indexar a informação recolhida para posterior edição.

Para atingir estes objetivos, o projeto será desenvolvido em duas fases:

- Fase 1 – Ao longo de 2018 - Leitura e inventário de autores, textos e iconografia referentes ao Algarve.

- Fase 2 – Ao longo de 2019 - Organização temática, cronológica, geográfica, onomástica dos artigos e documentos afins inventariados e sua publicação.

História Local

 

No âmbito da vocação de estudo e investigação da História Local será  valorizada a participação dos associados investigadores em projectos de investigação e encontros científicos.