Colóquios Internacionais
 
Recuperando a tradição dos encontros científicos anuais sobre História, no triénio 2021-2024, propomo-nos realizar 3 colóquios com investigadores de Portugal, Espanha, Marrocos e Brasil.
 

fauna-e-flora-brasileiras.portinari.jpg

1. COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Considerando que se aproxima o bicentenário da independência do Brasil, propomos a celebração desta efeméride, eventualmente em articulação com iniciativas institucionais oficiais de  Portugal e do Brasil.

A abordagem à independência do Brasil deve ser articulada com os movimentos independentistas das colónias espanholas pelo que este colóquio incluirá também historiadores hispano-americanos.

Data de realização: 2022

Coordenação: Maria Adelina Amorim e David González Cruz (a confirmar)

 

2. COLÓQUIO INTERNACIONAL  SOBRE MAZAGÃO (MARROCOS) E NOVA MAZAGÃO (BRASIL).

A cidade de Mazagão, atual El Jadida, foi fundada pelos portugueses na costa ocidental de Marrocos, no século XVI. Em 1769 , por ordem de D. José I,  a Coroa abandonou a última praça portuguesa no Norte de África o que levou à retirada de centenas de famílias e escravos que, três anos depois, fundaram a cidade de Nova Mazagão, nas margens do rio Mutuacá, na região de Macapá (Nordeste brasileiro).

Tratando-se de um acontecimento marcante na história de Portugal, de Marrocos e do Brasil, o tema exige uma abordagem nas perspetivas de historiadores dos três países.

Esta atividade deverá convocar outras entidades.

Data de realização: 2023

Coordenação: Frederico Mendes Paula e historiador brasileiro a designar

 

3. COLÓQUIO INTERNACIONAL: RELAÇÕES ENTRE PORTUGAL E MARROCOS  NOS SÉCULOS XVIII E XIX

A estrutura do colóquio será oportunamente divulgada e constará do plano de atividades dos anos 2023 e 2024.

Data de realização: 2024

Coordenação: António Jorge Afonso e historiador marroquino a designar